Além disso, a conferência também elegerá delegados que representarão a cidade, levando as ações aprovadas à etapa intermunicipal, prevista para acontecer em agosto, e posteriormente à etapa estadual e nacional – CONAE: Conferência Nacional de Educação 2014.
Sob o olhar de pai e educador, vejo a oportunidade de analisarmos todas as políticas educacionais existentes no nosso município e vermos o que é necessário alterar, inserir e melhorar. Também é uma importante preparação para a CONAE, já que na ocasião serão propostas emendas, acréscimos e suspensões ao documento de referência desse evento nacional.
Estão convidados a participar da conferência toda a sociedade organizada que tenha interesse na área educacional ou já atue na mesma, em qualquer segmento, como por exemplo, na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de conselheiros e representantes sindicais, de instituições e órgãos de classe, dentre outros.
![]() |
Adicionar legenda |
O tema central do CONAE, que dialogará diretamente com as Conferências Municipais realizadas no país, subsidiando a organização dos trabalhos e discussões, será: “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.
Os
debates serão distribuídos em sete eixos:
I.
– O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de
Educação: organização e regulação
II. – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos
humanos;
III.– Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura,
ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
IV.
– Qualidade da Educação: democratização do acesso,
permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
V.
– Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
VI.
– Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração,
carreira e condições de trabalho; e
VII.
– Financiamento da
Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
0 comentários:
Postar um comentário