Bela Vista do Araguaia é Distrito de Floresta do Araguaia localizado no sul do estado do Pará, à margem esquerda do rio Araguaia a 44 quilômetros da sede do município.
É aqui que, nos meses de julho e agosto, meses mais quentes na região, se concentra a programação de veraneio, com shows, competições esportivas, desfiles femininos e masculinos, passeios de barco, entre outras inúmeras atividades e atrações.

É comum ver nas praias e ilhas pessoas passando a temporada de veraneio (julho e agosto) acampadas em barracas.
Durante esse período, há o transporte dos barqueiros e também, à margem do rio, a organização de Barracas e eventos organizados pela ABA (Associação de Barqueiros de Bela Vista do Araguaia)


Bela Vista do Araguaia, faz parte do município de Floresta do Araguaia, e está uma latitude 07º29'32" sul e a uma longitude 49º23'01" oeste, estando a uma altitude de 149 metros acima do nível do mar, localiza-se na microrregião de Conceição do Araguaia, mesorregião do Sudeste Paraense.
A área urbana tem 756.000 m², tem mais de 1.000 habitantes (com base no Censo de 2010). Fica na divisa do estado do Pará com o estado do Tocantins, próxima a cidade de Pau D'Arco.
Teve sua origem com a vinda de famílias de agricultores que se deslocaram para a região em busca de terra para plantar e produzir alimentos para o sustento de suas famílias, por volta de 1987. Era a "Fazenda Bela Vista". Houveram conflitos entre os agricultores e pistoleiros contratados pelo fazendeiro e também com a Polícia Militar do Pará. Houveram prisões, humilhações, torturas e mortes, porém, com persistência, muita luta e apoio de algumas Organizações Não Governamentais e alguns políticos da época, no final de 1988 encerraram-se os conflitos e as famílias foram assentadas dando origem ao Projeto de Assentamento Bela Vista e, consequentemente a Vila Bela Vista do Araguaia..
O turismo leva cabo pela beleza do lugar, onde se pode apreciar belas paisagens no rio Araguaia com belas praias, pedrais e uma exuberante flora e farta fauna marinha e terrestre.
Hoje, Bela Vista tem sua economia fundamentada na agricultura (principalmente na produção de abacaxi), piscicultura, turismo e apicultura.


Tem um Posto de Saúde que conta com atendimento diário de emergências de um enfermeiro e um técnico em enfermagem e atendimento médico uma vez por semana, atualmente nas sextas-feiras.
Em relação a segurança, Bela Vista do Araguaia conta com um posto policial da Polícia Militar com um efetivo constante de pelo menos três policiais.
Há as Associações de Pequenos Agricultores, Chacareiros e Barqueiros:
- ASABELA - Associação dos Agricultores de Bela Vista do Araguaia;
- AGRECO - Associação Agroecológica dos Pequenos Agricultores de Bela Vista do Araguaia;
- ATRI - Associação dos Trabalhadores Rurais Independentes de Bela Vista do Araguaia;
- ASCBEV - Associação dos Barqueiros de Bela Vista do Araguaia; e
- ABA - Associação dos Barqueiros de Bela Vista do Araguaia.
Hoje, encontra-se seis igrejas ativas em Bela Vista do Araguaia:
- Igreja Assembleia de Deus (CIADSETA);
- Igreja Assembleia de Deus (MADUREIRA);
- Igreja Assembleia de Deus (MISSÃO);
- Congregação Cristã no Brasil;
- Igreja Mundial do Poder de Deus; e
- Paróquia Sant'Ana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEscolinha inesquecível(creche hoje). Onde praticamente comecei minha vida escolar, onde repeti a 2º série..rsrs..e fiz até a 6º série. Jamais esquecerei.
ResponderExcluirFábio Rezende
Palmas TO
26/03/2011
Meu nome e ana paula tenho 12 anos e estudo a 6 serie adoro minha escola sorriso do araguaia mesmo ela nao sendo boa eu moro em bela vista desde que eu nasci e uma cidade maravilhosa e no mes de junho e julho e muito legal
ResponderExcluir