Saiba um pouco mais sobre o Distrito Bela Vista do Araguaia e fique por entro dos prinipais aconteccimentos.

Seguidores

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

TÍTULO DA IMAGEM

DESCRIÇÃO DA IMAGEM.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Estado do Carajás poderá vir a ter mais de 50 municípios

No projeto de criação do Estado do Carajás, obsrva-se que o novo estado, será formado por 39 municípios, veja o mapa ao lado:

(Em orem alfabética) Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapú, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás Conceição do Araguaia, Cumarú do Norte, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

 Porém, se o Congresso aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2003, que devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e emancipação de municípios, o novo Estado poderá ainda receber mais 14 novos municípios, são eles:

Vila Mandi, que pretende se emancipar de Santana do Araguaia; Distrito de Bela Vista do Pará, que pretende se emancipar de D. Elizeu; Vila Cajazeiras e Vila Cruzeiro do Sul, que pretendem se emancipar de  Itupiranga; Distritos de Morada do Sol e Sudoeste, que pretendem se emancipar de  S. Félix do Xingu; Vila Brejo do Meio, Vila Paraguatins e Distrito de Santa Fé, que pretendem se emancipar de Marabá; Vila Nova Canadá, que pretende se emancipar de Água Azul do Norte; Distrito de Rio Vermelho e Vila São José do Araguaia, que pretendem se emancipar de Xinguara; Vila Bela Vista do Araguaia, que pretende se emancipar de Floresta do Araguaia; e, finalmente a Vila Novo Paraíso, que pretende se emancipar do município de São Geraldo do Araguaia  e levaria o Estado do Carajás a contar com 53 municípios.

domingo, 6 de março de 2011

1ª Moto Trilha do Araguaia


Acontecerá dia 27 de março de 2011 na Vila Bela Vista do Araguaia, a 1ª Moto Trilha do Araguaia.
As inscrições poderão ser feitas até a hora da largada, porém, o número de participantes é limitado, sendo assim providencie sua inscrição antecipada e garanta o seu lugar nessa aventura.

Informações pelo telefone: (63) 9223-5624 
"Já fomos "caminho" de outras trilhas e agora traçaremos nossa própria "trilha"."
Os organizadores: Dos Reis, Eltin e Adriano estarão promovendo, com o apoio do comércio local e da Secretaria Municipal de Esportes este evento esportivo radical com a seguinte programação:
  • 08:00 - Largada da Panificadora Reis;
  • 12:00 - Almoço na casa do Devair (Mata Azul);
  • 17:00 - Chegada em Bela Vista;
  • 18:00 - Início do churrasco e em sequência, balançar o esqueleto! 
Veja o Mapa com o percurso:
Nos veremos lá!

sábado, 5 de março de 2011

Habilitação de barqueiros

Entre os dias 24 de fevereiro a 2 de março, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, órgão diretamente ligado a Marinha do Brasil, ministrou na Vila Bela Vista do Araguaia o “Curso de Formação de Aquaviários – Módulo Especial”, atendendo solicitação do da ABA - Associação dos Barqueiros de Bela Vista em conjunto com a Prefeitura Municipal de Floresta do Araguaia, já preparando os "barqueiros" para o veraneio 2011 no transporte de passageiros para as praias da Fofoca, da Cigana e outras tantas do nosso belo rio Araguaia. Foram habilitados mais de 37 barqueiros profissionais e amadores para garantir a segurança de moradores e turistas durante a travessia do rio em pequenas e médias embarcações.

Bela Vista do Araguaia


Bela Vista do Araguaia é Distrito de Floresta do Araguaia localizado no sul do estado do Pará, à margem esquerda do rio Araguaia a 44 quilômetros da sede do município.
É aqui que, nos meses de julho e agosto, meses mais quentes na região, se concentra a programação de veraneio, com shows, competições esportivas, desfiles femininos e masculinos, passeios de barco, entre outras inúmeras atividades e atrações.





Possui uma grande diversidade de belas praias, a "Praia da Fofoca" é a mais procurada pelos turistas que visitam a região, porém, tem também a "praia da Cigana", a "Pedra do Cabral" e várias ilhas com ótimas opções para se passar o dia, acampar, se divertir, tomar banho...












É comum ver nas praias e ilhas pessoas passando a temporada de veraneio (julho e agosto) acampadas em barracas. 













Durante esse período, há o transporte dos barqueiros e também, à margem do rio, a organização de Barracas e eventos organizados pela ABA (Associação de Barqueiros de Bela Vista do Araguaia)









Bela Vista do Araguaia, faz parte do município de Floresta do Araguaia, e está uma latitude 07º29'32" sul e a uma longitude 49º23'01" oeste, estando a uma altitude de 149 metros acima do nível do mar, localiza-se na microrregião de Conceição do Araguaiamesorregião do Sudeste Paraense.



A área urbana tem 756.000 , tem mais de 1.000 habitantes (com base no Censo de 2010). Fica na divisa do estado do Pará com o estado do Tocantins, próxima a cidade de Pau D'Arco.

Teve sua origem com a vinda de famílias de agricultores que se deslocaram para a região em busca de terra para plantar e produzir alimentos para o sustento de suas famílias, por volta de 1987. Era a "Fazenda Bela Vista". Houveram conflitos entre os agricultores e pistoleiros contratados pelo fazendeiro e também com a Polícia Militar do Pará. Houveram prisões, humilhações, torturas e mortes, porém, com persistência, muita luta e apoio de algumas Organizações Não Governamentais e alguns políticos da época, no final de 1988 encerraram-se os conflitos e as famílias foram assentadas dando origem ao Projeto de Assentamento Bela Vista e, consequentemente a Vila Bela Vista do Araguaia..
O turismo leva cabo pela beleza do lugar, onde se pode apreciar belas paisagens no rio Araguaia com belas praias, pedrais e uma exuberante flora e farta fauna marinha e terrestre.
Hoje, Bela Vista tem sua economia fundamentada na agricultura (principalmente na produção de abacaxi), piscicultura, turismo e apicultura.
Bela Vista do Araguaia conta com uma Escola Municipal polarizada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sorriso do Araguaia que conta com oito Escolas Municipais "anexas": são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Boa Esperança, Jean Piaget, Planalto, Sagrado Coração, Santo Antonio, São Francisco e Vale do Araguaia e a Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Há também uma extensão do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Augusto Dias de Brito.



Tem um Posto de Saúde que conta com atendimento diário de emergências de um enfermeiro e um técnico em enfermagem e atendimento médico uma vez por semana, atualmente nas sextas-feiras.

Em relação a segurança, Bela Vista do Araguaia conta com um posto policial da Polícia Militar com um efetivo constante de pelo menos três policiais.

Há as Associações de Pequenos Agricultores, Chacareiros e Barqueiros:

  • ASABELA - Associação dos Agricultores de Bela Vista do Araguaia;
  • AGRECO - Associação Agroecológica dos Pequenos Agricultores de Bela Vista do Araguaia;
  • ATRI - Associação dos Trabalhadores Rurais Independentes de Bela Vista do Araguaia;
  • ASCBEV - Associação dos Barqueiros de Bela Vista do Araguaia; e
  • ABA - Associação dos Barqueiros de Bela Vista do Araguaia.
Hoje, encontra-se seis igrejas ativas em Bela Vista do Araguaia:
  • Igreja Assembleia de Deus (CIADSETA);
  • Igreja Assembleia de Deus (MADUREIRA);
  • Igreja Assembleia de Deus (MISSÃO);
  • Congregação Cristã no Brasil;
  • Igreja Mundial do Poder de Deus; e
  • Paróquia Sant'Ana.